MÁS DIGESTÕES, EXCESSO DE PESO, PRISÃO DE VENTRE, INTESTINO IRRITÁVEL, DIVERTICULITE, GASES E INCHAÇO, EDEMAS, ARTRITE, MAU FUNCIONAMENTO DO FÍGADO, COLESTROL ALTO, DORES NAS COSTAS, FALTA DE VITALIDADE, INFLAMAÇÕES, CÓLICAS, MENSTRUAÇÕES DOLOROSAS, FADIGA CRÓNICA.
A doença não é uma fatalidade mas sim a última expressão de um organismo intoxicado e maltratado; a cura tem de ter em conta esta simples evidência. A desintoxicação permite ao organismo uma auto-recuperação, facilitando o processo de regeneração das células e do corpo em geral.
Um dos primeiros passos a dar, para recuperar saúde e energia, é ter preocupação com o estado de higiene e bom funcionamento do aparelho digestivo, indispensável para uma melhor assimilação dos nutrientes e compreender as razões que levam a um estado de intoxicação crónica.
A obstrução do intestino através da acumulação de detritos tóxicos, torna-se um grave problema para a saúde em geral. Assim as toxinas existentes no intestino são infiltrados no fluxo sanguíneo, percorrendo todas as partes do corpo, incluindo o cérebro, afectando continuamente todas as células e tecidos do organismo. A qualidade de vida pode ser optimizada através de um intestino que desempenhe correctamente a função que lhe é devida.
O QUE É
A irrigação do cólon é um método suave, de limpeza do cólon feito com água filtrada e aquecida, introduzida através do recto através de uma cânula e que percorre o cólon na sua totalidade.
Este tipo de lavagem faz descolar duros e velhos detritos, assim como peles mortas que se alojam no intestino.
A irrigação do cólon não põe em risco a flora intestinal, apenas uma pequena parte é eliminada e que se recompõem em poucas horas. Ao contrário, os laxativos e antibióticos, destroem quase todos os bacilos da flora intestinal, exigindo um longo período de recuperação.
PORQUÊ
Dia após dia, detritos e toxinas ligados á alimentação, ao stress, á poluição, obstruem pouco a pouco o cólon, que perde a sua eficácia. O corpo submete-se pois a uma intoxicação progressiva.
A obstrução do cólon pode ser responsável por numerosas patologias relacionadas com as vias digestivas, urinárias, respiratórias, a pele, o sistema nervoso, etc.
A irrigação do cólon permite a eliminação dos detritos incrustados nas pregas da parede intestinal: matérias fecais, revestimento mucoso morto no épitélio, resíduos irritantes, parasitas, toxinas e favorece igualmente a evacuação de gases.
O cólon limpo recupera o seu funcionamento normal, a imunidade natural é estimulada e o processo de assimilação/eliminação reequilibrado, melhora o estado geral do indivíduo.
INTERESSE
Como medida de higiene e prevenção a prática regular da irrigação do cólon é um trunfo incontestável para o manter saudável.
O ideal será de o integrar num princípio holístico de higiene de vida: alimentação saudável, actividade física, harmonia no plano psico-afectivo.
Como meio de investigação, a irrigação do cólon informa sobre o estado funcional do aparelho digestivo através da análise da forma e do aspecto da matéria fecal e também da presença de gases e parasitas.
Como complemento de outras terapias é um utensílio essencial que prepara o cólon para colonoscopias e certas intervenções cirúrgicas e ajuda a eliminar os efeitos negativos das anestesias.
Aumenta a eficácia dos tratamentos efectuados por via rectal: insuflamento de ozono, fitoterapia, aplicações nutricionais, etc.
É uma boa medida complementar no caso de cura de desintoxicação, dieta ou jejum.
Esta prática pode também ajudar quem segue um caminho de desenvolvimento pessoal.
OBJECTIVO
► Aumento da tonicidade abdominal e a estimulação do movimento peristáltico intestinal, graças á acção mecânica e térmica da água.
► Desaparecimento das inflamações locais.
► Melhoramento das colites.
► Eliminação dos parasitas.
► Melhor assimilação dos alimentos e diminuição das diferentes carências em elementos vitais.
► Ligeireza, devido á descompressão e ao desbloqueamento, de todos os órgãos limítrofes do cólon.
► Melhoramento do estado da pele.
► Melhoramento dos sentidos (audição, olfacto, visão).
► Melhoramento das funções renais.
► Melhoramento da circulação sanguínea sobretudo nos membros inferiores.
► Desbloqueamento das vias respiratórias superiores.
► Adelgaçamento da cintura e perda de peso.
► Estimulação da imunidade natural.
► Melhoramento do estado geral, efeito relaxante e tonificante, sensação de bem estar.
APLICAÇÃO
O paciente está deitado de costas na marquesa. Uma cânula é introduzida no recto e está equipada de dois tubos, um para fazer entrar a água limpa e o outro para evacuar a água usada.
São efectuados banhos, por etapas sucessivas, com uma temperatura regulada e uma quantidade de água que pode ir de 1 a 3 litros aproximadamente.
Tempo de duração da hidroterapia, 30 a 45 minutos.
O terapeuta utiliza uma técnica de massagem sobre o abdómen o que favorece a fragmentação e a descamação dos resíduos fecais, estimulando os movimentos peristálticos e permitindo ao cólon encontrar a sua forma original.
PREPARAÇÃO
A irrigação do cólon necessita de uma prévia preparação. Na véspera e mesmo se possível 2 a 3 dias antes, comer refeições ligeiras, de preferência cozinhadas (legumes, cereais integrais, peixe magro). Evitar o consumo de demasiadas gorduras, enchidos, carnes vermelhas, manteiga, queijo, farinha, açúcar branco e alimentos crus. Comer os frutos apenas entre as refeições.
FREQUÊNCIA
A frequência das sessões é adaptada a cada caso respeitando o ritmo do paciente. De uma maneira geral são necessárias 3 sessões. Como medida de higiene e de prevenção preconiza-se uma limpeza ao cólon nas mudanças de estação.
Através de métodos suaves e naturais que visam respeitar o bioritmo e a integridade de cada ser.
Sem comentários:
Enviar um comentário